• Twitter
  • Facebook
879 Home \ Soja Saúde \ Azeite de Oliva

Azeite de Oliva

20.10.11  |   Soja Saúde  |  Soja Mania

Um dos prazeres de ser vegetariano é a diversificação de pratos frios e quentes que as receitas vegetarianas proporcionam. No verão é muito gostoso comer um prato de salada bem preparado, não é mesmo? Para que as saladas fiquem mais apetitosas, nada como um bom azeite.

Algumas pessoas confundem o azeite de oliva com o óleo composto, usado geralmente no tempero das saladas. Conheça as diferenças entre eles:
O óleo composto contém azeite refinado (passa por um processo químico em que perde parte do aroma e das vitaminas) e outros tipos de óleo, que podem ser de soja, canola, etc. Ele é mais barato, mas é inferior ao azeite de oliva.

O azeite de oliva é feito da azeitona, por isso o nome “de oliva”. De acordo com a enciclopédia virtual Wikipédia, são necessárias cerca de 1.300 a duas mil azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite. Suas propriedades são muito boas para a saúde, pois é constituído de ácidos graxos, ácido oleico e vitaminas A, D, E e K. Além disso, o azeite é anti-inflamatório, estimula a secreção da bílis, melhora a prisão de ventre, diminui o risco de câncer de cólon e reduz a formação de radicais livres, entre outros benefícios.
Há duas qualidades de azeite de oliva: o azeite extra-virgem e o azeite virgem. O azeite extra-virgem é o mais saudável, pois não passa por nenhum refino químico, e sua acidez é de até 1%. Esse é o ideal para usar em alimentos crus, como as saladas. Já o azeite virgem passa por refinos químicos, e sua acidez máxima é de 2%. Esse tipo de azeite pode ser usado para molhos, assados e outros pratos quentes.

Dica: o azeite de oliva é a manteiga mais natural que existe. Experimente pegar fatias de pão integral, regar com azeite, acrescentar uma fatia de tomate e um pouco de orégano. Leve ao forno por alguns minutos e aproveite um lanche nutritivo e de aroma agradável.

Ao comprar azeite de oliva, é possível perceber que o mercado está repleto de marcas e preços variados. Na hora de escolher o seu, prefira o que tem a menor acidez. Guarde o vidro de azeite em local fresco, longe da luz. Geralmente ele dura até 12 meses após a data de fabricação.

Andressa Ricon
Jornalista e ovolactovegetariana

Tags: ,

0 Comentários

Deixe seu comentário