10 Razões para Comer Beterraba

Super versátil, de coloração rósea e sabor adocicado, a beterraba pode ser consumida crua em saladas, em conservas, cozida no vapor, cozida em água (embora muitos nutrientes sejam perdidos nessa água), em forma de sucos e/ou batidas, adicionada a sopas e refogados, temperada de forma doce ou de forma salgada.

Famosa por seu poderoso efeito contra a anemia e seus sintomas – uma vez que contém alto teor de ferro, mineral que regenera e ativa os glóbulos vermelhos do sangue -, é vastamente comercializada, produzida e consumida no Brasil. Pensando nisso, nós do blog Soja Saúde desenvolvemos uma lista com outros dez benefícios não tão conhecidos, mas não menos importantes da beterraba. Confira abaixo:

1. A beterraba é muito rica em nutrientes como manganês, potássio e vitamina C.

2. Para as gestantes e mulheres que pretendem gestar em breve, a beterraba é indispensável: uma ótima opção natural e saudável para suprir a grande necessidade de ácido fólico deste período.

3. Crua, a beterraba contém um importante componente chamado betaína, que, com efeito anti-inflamatório, auxilia na proteção contra processos inflamatórios e retarda os efeitos do envelhecimento.

4. As fibras encontradas na beterraba, segundo estudos recentes, além de ajudarem na digestão e evacuação, aumentam os componentes do corpo responsáveis por detectar e remover células anormais antes que estas se tornem cancerígenas. Além disso, fito nutrientes presentes na composição da beterraba, chamados proantocianidinas, possuem grande poder anticancerígeno quando esta é consumida crua.

5. Desintoxicante, o suco de beterraba purifica o sangue, diminui a produção de radicais livres do organismo, é significativamente benéfico contra furúnculos e espinhas, atua na melhoria do funcionamento cardiovascular e auxilia no funcionamento e na limpeza do fígado, um dos órgãos naturalmente mais sobrecarregados de nosso corpo.

6. O consumo de beterraba auxilia na prevenção de perda de memória e demência, uma vez que possui propriedades que melhoram o fluxo de sangue no corpo, ajudam na abertura do calibre dos vasos sanguíneos e aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro.

7. A beterraba contém um potente antioxidante chamado licopeno, que ajuda a manter a elasticidade da pele e auxilia na proteção contra as radiações solares nocivas.

8. Os carotenoides da beterraba possuem ação benéfica para o crescimento efetivo do cabelo, ajudando no brilho e melhorando a qualidade e espessura do cabelo.

9. O consumo regular de beterraba atua na redução de LDL (colesterol ruim) nas artérias e no aumento de HDL, o chamado “colesterol bom”. .Além disso, auxilia no controle dos níveis de triglicerídeos no corpo.

10. Com suas fibras e seu gosto adocicado, a beterraba auxilia no controle do nível de açúcar no organismo, sendo o seu consumo muito indicado para diabéticos.

E então, Sojamaníacos, que tal soltar a criatividade e investir na beterraba como um acompanhamento para a sua opção Soja Mania predileta?

Brunna Zurlo, Redatora publicitária, naturóloga e ovolactovegetariana 

Compartilhe