Blog Soja Saúde

Alimentação do bem-estar: conheça os antidepressivos naturais

 

A depressão é um mal cada vez mais conhecido, estudado e discutido na atualidade. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que apenas na América Latina, cerca de 24 milhões de pessoas sofram de alguma forma com a doença. Dentre as várias outras causas possíveis, a depressão pode derivar de uma carência na produção de uma das substâncias neurotransmissoras mais importantes de nosso cérebro: a serotonina. 

A boa notícia é que a produção deste neurotransmissor, capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regular nosso humor e dar a sensação de saciedade, pode ser estimulada, e muito, através da alimentação. Pensando nisso, nós do blog Soja Saúde preparamos uma lista de alimentos que fornecem ao organismo as matérias primas fundamentais para a síntese da serotonina (o triptofano, o magnésio, o cálcio, a vitamina B6 e o ácido fólico), estimulando a produção do neurotransmissor, melhorando o humor e auxiliando no tratamento e na prevenção da depressão. Confira abaixo: 

Soja

A soja, elemento presente em todos os produtos Soja Mania, é rica em magnésio, o mineral que, abundante em nosso organismo, desempenha um papel fundamental nas células, podendo a sua deficiência resultar em falta de energia e casos de fadiga crônica. Além disso, o magnésio é um poderoso aliado no combate ao estresse graças as suas propriedades tranquilizantes naturais, que são potencializadas quando combinadas com uma alimentação rica em cálcio. 

Laranja e maçã

Ambas fornecem ácido fólico, cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos. Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga. 

Banana e abacate

A banana é rica em carboidratos complexos, potássio, magnésio e vitamina B6. Produtora de energia, a banana, assim como o abacate, diminui a ansiedade e ajuda na qualidade do sono. 

Frutas em geral

Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor. Todas estas frutas são ricas em triptofano. É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias. 

Castanha-do-pará, nozes e amêndoas

Ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante, as castanhas, nozes e amêndoas colaboram para a melhora dos sintomas de depressão, estresse e fadiga. As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará, cinco unidades de nozes ou dez unidades de amêndoas. 

Aveia e centeio

Ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E, composição poderosa e fundamental para o equilíbrio biológico de nosso organismo. A recomendação é de, pelo menos, três colheres de sopa cheias por dia. 

Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos são importantíssimos: são eles que auxiliam o organismo a absorver as doses de triptofano ingeridas durante a alimentação.

Folhas verdes

Uma alimentação com consumo elevado de folato, uma importante vitamina do complexo B, está diretamente associada à menor prevalência de sintomas depressivos. Por isso, as hortaliças com folhas verde-escuras devem ser adicionadas diariamente na alimentação.

Então, Sojamaníacos, agora que você já sabe que a nossa alimentação pode nos manter mais felizes e longe da depressão, que tal aliar seu produto Soja Mania predileto com mais alguns dos itens listados acima para curtir um dia-a-dia repleto de saúde e bem estar?

 Brunna Zurlo, redatora publicitária e ovolactovegetariana

 

Tags: depressão, alimentação, saúde, serotonina, vegan, veganismo, soja, soja mania

Deixe seu comentário

Rua Wilhelm Knaesel Senior, 763
Itoupava Central - 89063.180
Blumenau / Santa Catarina
Fone: (47) 3327-2988
Email: contato@sojamania.com.br

Procurar por: