Ter uma alimentação saudável é importante para o funcionamento do nosso organismo. Comer o que faz bem além de cuidar da nossa saúde e do nosso corpo, garante ainda mais disposição para o dia a dia, e afeta diretamente o nosso humor.
Quando percebemos algum desequilíbrio em nossa saúde, é interessante analisarmos nossa alimentação para entender se estamos entregando ao nosso corpo, todos os nutrientes e vitaminas que ele precisa para funcionar da melhor forma.
Para isso, é preciso entender que cada grupo de alimentos tem uma função e que as porções nas quais consumimos precisam ser levadas em consideração. Além disso, o hábito alimentar e a forma como nos portamos no momento da refeição podem afetar diretamente o nosso aproveitamento do alimento.
O Ministério da Saúde apresentou, em 2014, um Guia Alimentar para a população brasileira. Conheça os 10 passos para uma Alimentação Saudável:
Acesse o Guia completo clicando aqui!
A Universidade de Harvard criou alguns tópicos que podem ajudar a entender quando de cada grupo de alimento devemos ter em nosso prato para que ele esteja ideal.
Aponte para cor e variedade, e lembre-se de que as batatas não contam como vegetais no Prato de Alimentação Saudável pelo seu impacto negativo no açúcar no sangue.
Grãos inteiros e intactos – trigo integral, cevada, grãos de trigo, quinoa, aveia, arroz integral e alimentos feitos com eles, como macarrão de trigo integral – têm um efeito mais suave no açúcar no sangue e na insulina do que pão branco, arroz branco e outros grãos refinados.
Peixes, aves, feijões e nozes são fontes de proteína saudáveis e versáteis – eles podem ser misturados em saladas e combinados com vegetais em um prato. Limite a carne vermelha e evite carnes processadas, como bacon e salsicha.
Escolha óleos vegetais saudáveis, como oliva, canola, soja, milho, girassol, amendoim e outros, e evite óleos parcialmente hidrogenados, que contêm gorduras trans não saudáveis. Lembre-se de que baixo teor de gordura não significa “saudável”.
Evite bebidas açucaradas , limite o leite e os produtos lácteos a uma a duas porções por dia e limite o suco a um copo pequeno por dia.
Praticar exercícios é de extrema importância para a saúde do corpo.
Quando analisamos a questão nutricional, a soja é muito rica em proteínas boas. Como o próprio estudo mostra, é indicado limitar a carne vermelha e procurar fontes diferenciadas de proteína.
Conheça uma receita diferente, com produtos Soja Mania, para você incluir no seu dia a dia e garantir a proteína da refeição!
Fonte:
https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/dez-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel#:~:text=Alimenta%C3%A7%C3%A3o%20saud%C3%A1vel%20%C3%A9%20uma%20dieta,adequado)%20e%20qualidade%20dos%20alimentos.
2011, Harvard University. For more information about The Healthy Eating Plate, please see The Nutrition Source, Department of Nutrition, Harvard T.H. Chan School of Public Health, www.thenutritionsource.org, and Harvard Health Publications, www.health.harvard.edu.